Quarta, 18 de Maio de 2022

Tempo aberto

Entre Rios de Minas - MG

Nacional Meteorologia

Brasil terá frio atípico com 'erupção polar' e 'chuva congelante' nos próximos dias

A previsão é de neve e "chuva congelante" para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país

12/05/2022 às 13h31 Atualizada em 12/05/2022 às 13h39
Por: Redação
Compartilhe:
No Revista
No Revista

Uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, segundo apontam os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e "chuva congelante" para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país.

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, destaca que os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, salientando que "esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano."

O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma "erupção polar histórica". O meteorologista da Climatempo afirma, no entanto, que o termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma "massa polar", que o especialista classifica como "muito intensa".

De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O auge será entre os dias 16 e 22.

Ainda de acordo o especialista, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".

O especialista explica ainda que a neve é um fenômeno já mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento raro em nosso país.

Segundo ele, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.

Em São Paulo, a previsão de temperatura pode chegar abaixo de 10°C. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C.

No Sul, há condições para temperaturas abaixo de zero. Em Urupema (SC), de acordo com Soares, é possível que os termômetros cheguem a -8°C.

Há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, da região Oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. O meteorologista César Soares não descarta até mesmo a ocorrência de geada na capital paulista.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.

 

Clique aqui para previsão do tempo em Entre Rios de Minas nos próximos 15 dias

 

Receba as notícias de Entre Rios de Minas e região através do grupo do WhatsApp do Entre Rios News. Lembrando que não é um grupo de bate-papo, somente para postagens de notícias. Clique https://abre.ai/entrerios-news

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.