No próximo sábado, 12 de julho de 2025, às 19h, o Auditório Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas/MG, será palco da estreia nacional do espetáculo “1999”.
A montagem integra a programação do Festival de Arte e Cultura 'Mutirão Cultural 2025', tem classificação indicativa de 14 anos e entrada franca.
Dirigido e escrito por Thálita Motta, “1999” é um espetáculo de teatro contemporâneo que se debruça sobre os estilhaços do amor romântico em diferentes gerações. Misturando documentário e ficção, a montagem utiliza imagens de arquivo, vídeos e relatos pessoais para reconstruir afetos, reviver memórias e propor reflexões sobre o colapso emocional em tempos de crise.
Em cena, os jovens intérpretes Analu Diniz, Ísis Lucas, Heitor Flausino, Fernando Dornas, Gabi Zani, Pâmella Rosa e Ravik Oliveira embarcam numa escavação coletiva das próprias histórias, questionando os ideais normativos do afeto e provocando o público com perguntas reais demais para respostas simples.
O ano de 1999, marcado por previsões apocalípticas sobre o fim do mundo, é usado como metáfora para um outro tipo de colapso: o do amor, das estruturas familiares, das relações sociais. “Aqui, o fim do mundo é também metáfora para o amor impossível”, comenta a diretora, que ainda afirma: “Misturo minhas histórias com as dos atores e atrizes em cena para falar do que há de mais frágil entre nós: as relações de poder nos afetos e na política.”
Com uma abordagem estética colaborativa e multimídia, “1999” é o terceiro espetáculo da diretora que aborda o amor na década de 90, sucedendo “Baile” (2022), centrado no universo do brega, e “Novo Hotel Paraíso” (2024), que explorou o melodrama.
Desta vez, Motta propõe um olhar mais realista, inspirado em Machado de Assis, para refletir sobre o que se desmorona — e o que ainda pode ser reconstruído — nas formas de amar.
A peça será apresentada com tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público. É apresentado pela Guaiú Filmes e Produções LTDA e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
“1999” é uma escavação do amor em meio a ruínas, 1999 estilhaços que insistimos em mover. O colapso do amor romântico entre gerações é revisitado a partir de arquivos, vídeos e relatos pessoais. A partir de jogos de perguntas, sete jovens intérpretes reconstroem amores familiares, desastres românticos e separações ainda em curso. 1999 — ano marcado por previsões sobre o fim do mundo —, estabelece um paralelo entre a ideia de colapso e as experiências de um amor incompleto, falho e, por vezes, violento. 99 acasos que construímos juntos!
Espetáculo: “1999”
Quando: 12 de julho de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Onde: Auditório Nossa Senhora das Brotas – R. Monsenhor Leão, 98, Entre Rios de Minas/MG
Entrada: Franca
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Teatro Contemporâneo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Direção e Dramaturgia: Thálita Motta
Elenco: Analu Diniz, Ísis Lucas, Heitor Flausino, Fernando Dornas, Gabi Zani, Pâmella Rosa, Ravik Oliveira
Assistência de Direção: Fernando Dornas
Coordenação de Produção: Analu Diniz
Direção Técnica: Ravik Oliveira
Trilha Sonora e Sonorização: Pâmella Rosa
Iluminação: Gabi Zani
Direção de Arte: Thálita Motta
Consultoria Dramatúrgica: Vinícius de Souza
Assessoria de Comunicação: Fernando Dornas
Arte Gráfica: Alexandre Ribeiro
Intérprete de Libras: Milene Barbosa
Fotografia: Samira Campos
Produção Executiva: Guaiú Filmes e Produções LTDA
Apoio: Aldeia Ponto de Cultura e Centro de Referência das Juventudes (CRJ)
Agradecimentos: Grupo Galpão, Júlio Maciel e Rodrigo Marçal