Após grande repercussão da polêmica 'vale-alimentação', moradores de Entre Rios de Minas criaram uma 'Petição online' solicitando à Câmara Municipal que revogue a concessão de um vale‑alimentação de R$ 1.000 mensais destinado aos vereadores do município.
O abaixo‑assinado, hospedado no site Petição Pública Brasil e já com cerca de 282 assinaturas, pede imediato cancelamento do benefício, argumentando que ele é “injustificável diante da realidade econômica da cidade, onde grande parte da população enfrenta dificuldades financeiras”, enquanto os parlamentares já recebem salários regulares .
Reação da população
Segundo reportagem do jornal Correio de Minas, veiculada na quarta-feira, 25, e redes sociais, a aprovação da medida, gerou “grande indignação na população".
Dos nove parlamentares, dois — Zé Branco e Lucas Advogado — votaram contra, e o vereador Rafael Neto, embora tenha apoiado o projeto, anunciou que abrirá mão do benefício.
O valor deverá ser concedido via tickets ou cartões, o que, segundo críticos, acarreta “despesas administrativas desnecessárias” num momento em que recursos públicos deveriam ser destinados a áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e serviços sociais .
Cenário mais amplo
A polêmica em Entre Rios de Minas ocorre numa época em que municípios vizinhos, como Ouro Branco, também enfrentam tensão pública em relação à tramitação de um projeto para aprovação de cartões-alimentação para servidores e políticos — no caso de lá, até R$ 1.350 mensais.
A Petição on line permanece aberta para novas assinaturas e o acompanhamento da situação pelos cidadãos.
Respeitando e contribuindo com o fortalecimento da democracia como sempre fez, o Entre Rios News mantém seu espaço aberto para todos os envolvidos, através de manifestações, opiniões e posicionamentos sobre o tema, reafirmando seu compromisso com a liberdade de expressão e o debate público responsável.