Uma nova frente fria deve derrubar novamente as temperaturas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil a partir da próxima segunda-feira (23).
A previsão é que, já na semana que vem, as baixas temperaturas sejam sentidas no Triângulo mineiro, na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais, além de áreas do Sul de São Paulo, Sul do Espírito Santo e em todo o estado do Rio de Janeiro.
Na região Sul do Brasil, termômetros devem registrar queda na temperatura em todos os estados. O frio ainda deve atingir áreas do Mato Grosso do Sul e Goiás, no Centro-Oeste do país. A frente fria ainda pode chegar em regiões ao sul de Rondônia e do Acre.
As regiões Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul, além da faixa Sul de São Paulo, podem registrar chuvas. O frio intenso e a condição de chuva pode fazer com que neve em áreas das serras gaúcha e catarinense ainda na noite de segunda.
Na terça-feira (24), o frio ficará ainda mais intenso. Na madrugada e no início da manhã pode haver condições para geada nos três estados do Sul. O fenômeno também chega ao Sul do Mato Grosso do Sul, Sudoeste e Sul de São Paulo. A condição de geada deve permanecer na quarta-feira (25) nas mesmas regiões.
A partir de quarta-feira (25), o frio começa a perder força gradativamente em todo o país.
INVERNO MINEIRO
De acordo com o Inmet, o inverno em Minas Gerais se caracteriza por chuvas escassas, normalmente associadas ao avanço de sistemas frontais e praticamente restritas ao Sul e à faixa Leste do estado. Entretanto, a circulação dos ventos, em baixos níveis da atmosfera, favorece o transporte de umidade do oceano para o interior do continente, mantendo maior nebulosidade na faixa Leste do estado, com formação de nevoeiro ao amanhecer.
Outra característica dos meses de inverno é a umidade abaixo de 30% em praticamente todo o estado. O período também é caracterizado por grande amplitude térmica diurna e predomínio de céu claro. A baixa umidade também favorece a piora na qualidade do ar e a propagação de focos de queimada e incêndios em vegetação.
Em relação às temperaturas, a nova estação é caracterizada pela ausência de nuvens, que favorece a perda de radiação entre noite e madrugada, resultando em temperaturas amenas nas primeiras horas do dia. Porém, o tempo aberto permite maior incidência de radiação à superfície, o que faz com que as temperaturas se elevem muito ao longo do dia, principalmente a partir de meados da estação.
Durante os três meses, a atuação de massas de ar frio com intensidade moderada ou forte também é comum, causando declínio acentuado das temperaturas de um dia para outro e persistência de temperaturas amenas por dias consecutivos, conhecidos como episódio frio. A formação de geada na região serrana do Sul de Minas é outra característica do inverno, principalmente durante os episódios frios.