Na última quinta-feira, 19 de junho, feriado de Corpus Christi, teve início a 1ª Expedição "Caminhos de Manoelina", reunindo 14 pessoas em um trajeto histórico e simbólico entre Entre Rios de Minas e Crucilândia.
A chegada está prevista para este sábado, 21.
A iniciativa faz parte de um projeto idealizado por um grupo que se organiza como 'Governança para Santa Manoelina', personagem religiosa venerada por suas bênçãos e curas atribuídas à água.
A expedição teve início com uma breve palavra de fé e reflexão, conduzida por Renato Pacheco, representante do espiritismo, e pelo padre Ildeu Cruz, da igreja católica, evidenciando o caráter ecumênico da jornada.
A ação também contou com o importante apoio da ACER (Associação dos Ciclistas de Entre Rios), que disponibilizou um carro de apoio, e do Posto Santa Manoelina.
Durante o percurso, os participantes passaram por pontos de água, locais marcados pela tradição de bênçãos de Manoelina, relembrando a simbologia da água como elemento de cura e fé.
A primeira parada foi na Cachoeira dos 'Faleiros', onde o grupo realizou momentos de reflexão e confraternização, inspirados nas tradições das grandes peregrinações, como o Caminho de Santiago.
Em seguida, os peregrinos seguiram para a 'Casa de Manoelina', onde foram recebidos com um lanche oferecido pelo sr. Espanhol, proprietário do Rancho Fundo, localizado em São Sebastião do Gil.
O ponto alto da expedição aconteceu em São Sebastião do Gil, onde mais de 80 pessoas aguardavam os 14 peregrinos.
O encontro foi marcado por homenagens, pronunciamentos emocionados e momentos de celebração comunitária.
A movimentação em torno da figura de Manoelina, ganha agora mais força com a proposta de institucionalizar o 'Caminho de Manoelina'.
Segundo os organizadores, o movimento continuará nos próximos meses, com o objetivo de consolidar o trajeto e atrair mais participantes para as próximas edições, até chegar a Crucilândia.
A iniciativa cultural e de fé, resgata a história e a espiritualidade ligados a Manoelina dos Coqueiros.