A Polícia Militar buscando dar mais tranquidade e segurança aos moradores, realizou, no último sábado, dia 31, mais uma etapa da Operação Trânsito Seguro.
A ação, que dessa vez ocorreu em Conselheiro Lafaiete, foi coordenada pela 61ª Companhia do 31º Batalhão da PM, que integra a 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.
Com foco na fiscalização de bicicletas motorizadas, a operação teve como principal objetivo coibir o uso irregular desses veículos, que têm sido alvo de inúmeras denúncias de perturbação do sossego na cidade.
Durante as abordagens, duas bicicletas motorizadas foram removidas, conforme prevê a legislação de trânsito vigente.
De acordo com a Polícia Militar, bicicletas equipadas com motor são legalmente equiparadas a ciclomotores, o que obriga seus condutores a seguirem uma série de normas específicas.
Entre elas, estão:
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC);
- Realizar o emplacamento e registro do veículo junto ao Detran;
- Utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.
Ainda segundo a corporação, a condução irregular desses veículos representa riscos à integridade física dos condutores e de terceiros, além de gerar transtornos à comunidade.
A Polícia Militar informou que novas fiscalizações serão realizadas regularmente em toda a região, com o objetivo de garantir a ordem pública, a segurança viária e o bem-estar da população.
Mín. 13° Máx. 24°