Com cerca de 15 mil habitantes, o município de Entre Rios de Minas, conhecido por suas belas paisagens, celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo com rituais que unem fé, tradição e forte participação comunitária.
Em 2025, as celebrações prometem, mais uma vez, emocionar moradores e visitantes, reforçando o papel da cidade como um destino de turismo religioso e cultural.
Uma tradição que atravessa gerações
A Semana Santa na cidade é marcada por uma programação intensa, conforme divulgada pela Paróquia Nossa Senhora das Brotas, (veja no fim da matéria).
As celebrações, que começaram no Domingo de Ramos, contará toda a semana com missas, vigílias e momentos de reflexão para toda a comunidade. Um dos pontos altos da celebração é a encenação da Paixão de Cristo, realizada na Sexta-feira Santa (18 de abril).
Organizada pela Paróquia, grupos comunitários, voluntários e muitos jovens, a apresentação atrai grande público à Igreja Matriz, recriando com emoção os últimos momentos de Jesus.
A Via Sacra, percorrida pelas ruas da cidade também é um momento marcante, com fiéis orando e entoando cânticos.
De acordo com o pároco de Entre Rios de Minas, Padre Ildeu da Cruz Brandão, Entre Rios de Minas é formada por um povo de muita fé.
"A Semana Santa é um momento de fé e comunhão entre todos nós entrerrianos. Onde a piedade popular tem o seu lugar no coração de cada um. Brota dentro do meu coração a alegria, a esperança, força e a vontade de poder viver esta Semana maior com o nosso povo”, afirmou.
“Certamente será uma semana que estará repleta de muita alegria, oração, expressão de fé e comunhão entre as pessoas. Queremos recordar o mistério da nossa salvação, a vida paixão e morte de Jesus Cristo, nosso Salvador”, conclui Padre Ildeu.
Integração com o 'Minas Santa'
Entre Rios de Minas integra o programa 'Minas Santa', iniciativa do Governo de Minas Gerais que promove celebrações da Semana Santa em todos os 853 municípios do estado.
Em 2025, de 13 a 20 de abril, em todo o Estado, a programação conta com eventos que destacam seu patrimônio imaterial, como as procissões, os tapetes e as celebrações litúrgicas.
A combinação de fé e história torna a Semana Santa um momento único para visitantes que desejam conhecer a essência mineira.
Um convite ao turismo religioso
Além das celebrações religiosas, Entre Rios de Minas oferece atrativos que complementam a experiência durante a Semana Santa.
Localizada a cerca de 110 km de Belo Horizonte, a cidade é uma das portas de entrada da Trilha dos Inconfidentes, com fazendas coloniais, cachoeiras como a dos Coqueiros e a do Gordo.
A hospitalidade dos moradores, faz do município um destino acolhedor para quem busca unir espiritualidade e lazer.
Preservando a Identidade Mineira
A Semana Santa em Entre Rios de Minas é mais do que um evento religioso: é uma celebração da identidade cultural do povo mineiro. Em 2025, a cidade espera receber visitantes de toda a região, que serão acolhidos com a simplicidade e o calor característicos de sua gente.
Para quem deseja vivenciar a fé em meio a um cenário histórico e natural, a cidade é, sem dúvida, um destino que marca corações.
Para mais informações sobre a programação completa acompanhe as atualizações nas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas.
Confira abaixo a programação oficial, divulgada pela Paróquia.
Agradecimentos: Padre Ildeu Cruz
Ver essa foto no Instagram
Mín. 17° Máx. 26°