Homenagear os homens e as mulheres que constroem a história de Entre Rios de Minas, deslocando-os da periferia para o centro dos olhares não só dos moradores da cidade, mas também daqueles que passam pela MGC-383, que liga o município à capital Belo Horizonte.
Este é o objetivo da exposição “Entre Olhares de Minas”, que será inaugurada no dia 10 de abril, às 18 horas, na calçada em frente ao Hospital Cassiano Campolina, no centro da cidade, com uma seresta executada pelo Teatro da Pedra.
Também haverá uma outra vertente da exposição em frente à Escola Estadual Expedicionário Geraldo Baêta, no bairro Castro, que fica à margem da rodovia mineira.
O projeto expõe 13 painéis com fotografias de idosos que, cada um à sua maneira, contribuíram para a construção da identidade local.
Entre eles, estão representantes de vários bairros da cidade, inclusive do distrito da Serra do Camapuã.
As fotografias, impressas em banners de 1,33m x 2,5m, serão expostas ao ar livre, possibilitando que a população se conecte com as histórias e trajetórias desses moradores na rotina da cidade.
A exposição é uma realização do Teatro da Pedra e conta com o patrocínio da JMendes e da Mills, com o apoio da Genial, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Prefeitura de Entre Rios de Minas. Fica em cartaz até 10 de maio.
Parceria histórica
A parceria entre o município e o Teatro da Pedra já acontece há muitos anos e, em 2024, alcançou um patamar histórico com a ampliação das atividades artísticas e pedagógicas.
Segundo os organizadores do evento, nunca antes Entre Rios de Minas viu um crescimento tão expressivo na oferta de ações culturais e educacionais.
Com uma população de 14.746 habitantes, conforme o último censo, o número de moradores beneficiados por ações artísticas e pedagógicas chegou a 936 em 2024.
Isso significa que 6,4% da população teve acesso democrático à arte e à educação por meio do Teatro da Pedra. Calculando que cada família tenha uma média de 4 pessoas, pode-se considerar que essa parceria beneficiou 25,3% da população da cidade.
Informações: Teatro da Pedra
Mín. 17° Máx. 26°