A chuva e os ventos fortes da tarde de segunda-feira (31/03) trouxeram transtornos para diversos pontos de Congonhas, que foram registrados pela Defesa Civil Municipal.
Equipes da Diretoria de Trânsito, Zeladoria Urbana e da Cemig estão em campo para realizar os reparos necessários.
Apesar dos danos materiais, não houve registros de pessoas feridas.
No Tancredo Neves, um telhado de zinco de uma casa foi retirado pela ventania, ficando preso sobre a fiação elétrica de alta tensão.
Parte da estrutura amaçou um veículo. Aquela região da cidade ficou sem energia elétrica. Por isso, a Defesa Civil solicitou que um caminhão munck da Prefeitura para a retirada do telhado do local.
Em seguida, a CEMIG, que já atuava em outros pontos da cidade, providenciou o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros também atuou no local.
Na Matriz, um ipê de grande porte que existia há cerca de 40 anos na pracinha da rua Padre Alcides, do lado do Cemitério Nossa Senhora de Conceição, caiu sobre veículos, o muro de uma casa e partiu um poste.
A CEMIG também esteve no local para fazer o reparo e restabelecer a energia na Matriz.
Um pouco acima, na altura do ginásio coberto do Colégio Nossa Senhora da Piedade um galho de uma outra árvore também caiu sobre a via e veículos estacionados.
Na praça da Matriz, do lado da Escola Municipal Eng. Oscar Weinschenck, galhos de uma árvore atingiram veículos estacionados e fecharam o trânsito.
Na rua Padre Leonardo, as folhas da palmeira do Hospital Bom Jesus se soltaram e caíram sobre a via e a calçada.
A Defesa Civil fez atendimentos ainda nas ruas Topázio (Vila Andreza), onde a água da chuva inundou uma residência; José Quirino (Novo Rosário), que teve o telhado danificado; Bela Visa (Novo Rosário), em que uma casa apresenta o telhado ameaçando desabar e vazamento ; e Tomaz Moreira (Cinquentenário), onde o telhado e parte da cozinha cederam.
O grande volume de água também provocou alagamento na rua Pacífico Homem Jr. (a rua da Câmara Municipal).
Uma árvore fechou quase toda a pista da estrada do Alto Maranhão entre a Joana Vieira e o Distrito.
Qualquer solicitação referente aos efeitos das chuvas pode ser encaminhada para os seguintes telefones:
* Discagem gratuita da Defesa Civil – 199 (24 horas),
* Corporativo do Diretor de Defesa Civil – 9.9637-4843
* Coordenador de Defesa Civil – 9.89601325
Mín. 17° Máx. 26°