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Teste aplicado na rede estadual mostra avanços na alfabetização e fluência de leitura dos estudantes

Avaliação foi aplicada para alunos do 2º ano do ensino fundamental

28/03/2025 às 09h13 Atualizada em 29/03/2025 às 09h35
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
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SEE / Divulgação
SEE / Divulgação

A leitura é a chave para o conhecimento e o desenvolvimento das crianças. Dominar essa habilidade desde os primeiros anos escolares impacta diretamente no sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes.

Em Minas Gerais, uma avaliação aplicada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) revelou avanços significativos na alfabetização e fluência leitora, indicando que cada vez mais crianças estão adquirindo a autonomia necessária para compreender e interpretar textos com precisão e velocidade.

A avaliação, realizada em outubro de 2024 para o 2º ano do ensino fundamental, permitiu um diagnóstico detalhado do desenvolvimento da fluência em leitura dos estudantes. Com base nos resultados, a SEE/MG busca fortalecer a alfabetização na idade certa, garantindo que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para sua jornada educacional.

Segundo o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa, os avanços observados na avaliação de fluência em leitura mostram que as políticas educacionais e o trabalho conjunto das escolas estão gerando impactos reais na aprendizagem dos estudantes. 

“Garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa é um compromisso prioritário, e os dados indicam que estamos no caminho certo para consolidar esse objetivo”, pontua. 

Melhoria na fluência leitora

Os dados mostram uma evolução expressiva no desempenho dos estudantes. Em 2023, 25% dos estudantes avaliados eram considerados "Leitores Fluentes", percentual que subiu para 29% em 2024. Ao mesmo tempo, houve uma redução de quatro pontos percentuais no grupo de "Leitores Iniciantes", indicando que mais estudantes estão conseguindo avançar em sua jornada de alfabetização.

Outro dado positivo foi a queda de um ponto percentual no grupo de "Pré-Leitores Nível 1", composto por estudantes que não conseguem ler palavras ou inventam a maioria delas. Já o grupo de "Pré-Leitores Nível 3", que consegue silabar a maioria das palavras, teve um aumento de cinco pontos percentuais, o que demonstra progressos na aquisição da habilidade de leitura.

Importância da avaliação para a aprendizagem

A Avaliação da Fluência em Leitura tem como objetivo aferir a capacidade dos estudantes em ler com precisão e velocidade, além de compreender pequenos textos narrativos.

Com os resultados obtidos, é possível traçar estratégias pedagógicas mais eficazes para cada realidade escolar, garantindo intervenções adequadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Para que escolas e regionais analisem seus resultados e definam estratégias específicas para cada contexto, foi disponibilizado para consulta no Portal das Avaliações Educacionais o “Painel da Avaliação da Fluência em Leitura”.

A edição de 2024 contou com um aumento na taxa de participação dos estudantes na avaliação. Em 2023, a taxa foi de 90%, enquanto em 2024 chegou a 95%.

Esse crescimento reforça o engajamento das escolas e a importância atribuída ao processo de avaliação da fluência em leitura, um indicador essencial para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

 

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