Na última reunião da Câmara Municipal, no dia 11 de março, a importância da cultura, através da música, foi o ponto central do discurso da vereadora Sarah Morais.
Sarah destacou o papel vital da música na sociedade. "Música é saúde, música salva almas e enobrece as pessoas", afirmou.
Segundo a parlamentar, a música possui linguagem universal que transcende idades, englobando desde crianças até os mais idosos.
Ainda durante sua fala, Sarah Morais enfatizou que a aptidão para a música é um dom que pode ser cultivado e que, quando desenvolvido, leva à criação, unindo as pessoas.
Com este entendimento, ela apresentou 'Indicação' para que a 'Seresta Rios ao Luar' e o 'Coral Vozes de Entre Rios' sejam tombados como Patrimônio Cultural Municipal. Uma 'Indicação Legislativa', é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo.
"Gostaria de ressaltar, através dessa indicação, a necessidade de se preservar e valorizar as tradições musicais da comunidade", afirmou a vereadora.
A iniciativa visa não apenas reconhecer a importância dessas expressões artísticas, mas também promover um entorno mais rico e inclusivo para todos os cidadãos que apreciam a cultura, através da música.
Tombamento
Um Patrimônio Cultural tombado é um bem cultural que foi reconhecido oficialmente pelo poder público como merecedor de proteção.
O tombamento é uma das formas mais conhecidas de proteger o Patrimônio Cultural, e pode ser feito por órgãos federais, estaduais ou municipais. Pode ser aplicado a bens materiais e imateriais.
Para tornar um bem um Patrimônio Cultural, é necessário iniciar um processo administrativo junto aos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio, identificando o bem e analisando sua importância cultural, histórica, artística, etnográfica e paisagística.
O tombamento impede que os bens tombados sejam destruídos ou descaracterizados. Ele também coloca os bens sob a proteção integral do poder público.
Mín. 17° Máx. 26°