Uma frente fria que sobe da Região Sul para o Sudeste deve amenizar as altas temperaturas das últimas semanas nessas regiões e no Centro-Oeste.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço da frente fria vai favorecer a ocorrência de chuvas intensas neste início de semana em áreas do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e da região metropolitana da capital.
No Sul, em áreas da faixa leste de Santa Catarina, como a região metropolitana de Florianópolis e do Vale do Itajaí, juntamente com o leste do Paraná, as condições do tempo também apontam para chuvas intensas, de 50 milímetros (mm) a 100 mm.
O Inmet emitiu para esses locais o aviso laranja (perigo), ou seja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Na Região Nordeste, a atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT), principalmente em áreas do Maranhão ao Ceará, também estão sob o mesmo aviso laranja.
Assim como parte do centro-norte do Tocantins, no Centro-Oeste.
No Norte do país, as instabilidades aliadas ao calor e à alta umidade seguem com pancadas de chuva ao longo da semana, que devem ser mais intensas no Amapá e nordeste do Pará.
No Centro-Oeste, as áreas de maior instabilidade estão em Mato Grosso e no noroeste de Goiás, com pancadas de chuva durante a semana. Ao sul e leste de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares a partir de amanhã (12).
Minas Gerais
O Sudeste brasileiro enfrenta uma nova frente fria desde a segunda-feira (10), depois de registrar temperaturas elevadas por vários dias consecutivos.
A condição climática, que começou no sábado (8), deve atingir as regiões Sul e Zona da Mata em Minas Gerais, ocasionando chuvas com raios.
De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, as chuvas ocorrem por causa de um contraste térmico entre a massa de ar quente instalada sobre o Brasil e o ar frio que avança do sul. Esse choque térmico favorece a formação de nuvens carregadas, podendo provocar rajadas de vento e trovoadas.
Conforme a previsão meteorológica, as madrugadas também ficarão mais frias e os dias terão maior amplitude térmica em várias regiões. A variação entre o calor do dia e o frio da noite é característica da transição para um período de temperaturas mais amenas, encerrando a sequência de dias escaldantes que marcaram as últimas semanas no estado.
A mudança do clima também ocorre nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Tanto no Espírito Santo quanto em Minas, a frente fria chega com menos força. As regiões Leste e Norte de Minas não devem sentir impactos. Segundo a Climatempo, a situação colocará sob alerta para o risco de pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios.
Embora esta frente fria não influencie as temperaturas de todo o estado de Minas Gerais, ela deve romper o bloqueio atmosférico observado nas últimas semanas. A previsão é que, com a quebra do bloqueio, outras frentes frias avancem pela costa da região Sudeste do país no decorrer da segunda quinzena de março.
Belo Horizonte começa a semana com calorão e possibilidade de chuva à tarde. Segundo a Defesa Civil de BH, o dia será de céu claro a parcialmente nublado nesta segunda. De acordo com o órgão municipal, a temperatura mínima registrada foi de 18°C e a máxima pode chegar a 32°C. A umidade relativa do ar fica em torno de 35% à tarde.
No restante de Minas Gerais, o cenário é parecido nesta segunda. Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem bater os 36°C no estado. Segundo o Inmet, o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Oeste, Sul, Sudeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Já no Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Região Metropolitana, Triângulo e Alto Paranaíba, o dia será de céu parcialmente nublado. Nas demais regiões, a segunda será de céu claro a parcialmente nublado. De acordo com a previsão meteorológica, também há previsão de chuva no Triângulo.
Mín. 17° Máx. 23°