Já diz o ditado: 'a união faz a força'. E em Entre Rios de Minas não está sendo diferente.
Executivo e Legislativo se uniram mais uma vez em prol do bem comum. Desta vez na área da Saúde Municipal.
Há dois anos, a Macro-Região de Saúde do município passou da gerência de São João del-Rei para Barbacena, em razão de uma integração de gerências.
No entanto, a mudança causou desentendimentos e problemas logísticos no município.
Representantes do Executivo e Legislativo Municipal se reuniram na última segunda-feira (10), com autoridades estaduais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para defender a volta da antiga gestão, ligada a São João del-Rei.
Estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Saúde Roberta Alves, a Vereadora Sarah Morais, a Assessora Administrativa Larissa Rodrigues, o Subsecretário de Regionalização Renan Guimarães de Oliveira, o Gerente de Relações Institucionais, Luiz Fernando, além do Chefe do Gabinete do deputado Alencar, Jáder Viana e do Assessor Júnior.
No entendimento das autoridades municipais, a ligação anterior, com a gerência de São João del-Rei, atendia melhor a cidade.
A vereadora Sarah destacou as dificuldades enfrentadas pelo município. "Hoje a distância é grande. Antes, em São João del-Rei, conseguíamos buscar vacinas e outros insumos até de moto. Agora, em Barbacena, temos que ir pela BR-040, com seus frequentes acidentes e congestionamentos, o que dificulta o transporte de medicamentos, vacinas e suprimentos de urgência", lamentou.
A Secretária Municipal de Saúde de Entre Rios de Minas, Roberta Alves, enfatizou os problemas enfrentados com o atual atendimento, como a dificuldade em receber medicamentos judicializados.
"O Município recebia quase que imediatamente os medicamentos judicializados quando estava na gerência de São João del-Rei. E agora, por Barbacena não, justamente pela distância e pelas dificuldades deles estarem presentes aqui no Município", afirmou.
Apesar dos contratempos tanto Roberta quanto Sarah elogiaram o trabalho das duas gerências, e frizaram que o problema se dá por conta da logística.
A vereadora Sarah comparou a mudança como "tirar uma criança da mãe e entregá-la a uma madrasta", destacando o histórico e o conhecimento da regional de São João del-Rei em atender as necessidades da saúde local.
O Subsecretário de Regionalização, Renan Guimarães, e o gerente de relações institucionais, Luiz Fernando, ouviram atentamente as reclamações e demonstraram compreensão quanto à importância da proximidade com São João del-Rei.
Executivo e Legislativo buscam solução
Ainda segundo a vereadora, episódio semelhante a esse já havia sido enfrentando em 2005-2012, quando foi gestora na Secretaria Municipal de Saúde.
"Procurei então a Secretária Municipal de Saúde Roberta e o Prefeito Thiago, e sugeri o mesmo caminho, por intermédio do deputado Alencar da Silveira. Eles prontamente aceitaram que fosse marcada uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a fim de atender o anseio da população, donos de farmácia, laboratórios, clínicas, hospital e farmácia pública. Entre Rios de Minas é plena na saúde, com uma 'Plenária de Saúde' realizada há três anos. Por ser plena escolhe manter a regional de São João Del-Rei, o que é crucial para a Saúde Municipal", afimou.
Na reunião, produtiva, ficou acordado que a equipe estadual analisará a situação e buscará uma solução.
Representantes do município mostraram-se esperançosos com a possibilidade de retornarem à gestão anterior e reiteraram a necessidade de uma gestão que atenda à logística da região. A melhor gerência para o Município seria mesmo São João del-Rei.
O deputado Alencar da Silveira Júnior, que intermediou o encontro, assegurou que a equipe estadual avaliará a situação e buscará uma solução que atenda aos interesses do município.
Mín. 17° Máx. 23°