Teve início nesta terça-feira (11), o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, edição 2025.
O evento,que vai até o dia 13 dde fevereiro, acontece em Braília (DF) e busca estreitar a relação dos municípios com a União.
Prefeitos e prefeitas de todo o país visitaram stands, participaram de oficinas e palestras neste primeiro dia de programação do encontro nacional promovido pelo governo federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A expectativa de público geral para os três dias de evento é de 20 mil pessoas. Até o momento, participam do encontro 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos de mais de 3.200 municípios.
Olavo Noleto, secretário-Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que é responsável pela coordenação do encontro, destaca a grande participação dos gestores municipais e avalia que o retorno já tem sido positivo.
O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas está baseado em seis eixos temáticos principais: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programas e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; e Pacto Federativo Brasileiro.
Presidente fala a prefeitos
Na abertura do Encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o relacionamento republicano de seu governo com prefeitos e governadores que, independente de posição ideológica e partido político, têm acesso a recursos do Governo Federal.
“Quero que vocês tenham a confiança e a certeza absoluta que, enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito e prefeita será discriminado por não ser do meu partido, porque não votou em mim, porque falou mal de um ministro. Todos têm direito porque todos foram eleitos e todos representam o povo. Fazemos a coisa não para o governador ou prefeito, mas para o povo da cidade que votou democraticamente”, disse Lula.
O presidente afirmou que o trabalho conjunto entre os entres federados é condição para o bem-estar da população e o crescimento do Brasil. Ele citou o Pac Seleções como uma prova de que o governo não escolhe ideologicamente cidades que vão receber recursos federais. Lula explicou que são selecionados os municípios que apresentam o melhor projeto e os com mais necessidade de que a obra seja executada.
Entre Rios de Minas representada
O prefeito de Entre Rios de Minas, Thiago Itamar Santos Villaça 'Ted' (Avante), está representando o município no Encontro Nacional de Prefeitos.
Thiago busca em Brasília recursos e parcerias.
Em suas redes sociais o prefeito se mostrou empolgado com o Encontro e afirmou estar levando grandes e importantes demandas do município.
Mín. 17° Máx. 23°