A primeira onda de calor de 2025 em Minas Gerais deve começar na próxima quarta-feira (12) e se estender até terça-feira (18).
A previsão é do instituto Climatempo, que aponta Belo Horizonte e cidades das regiões Zona da Mata, Central, Noroeste e Leste do estado entre as mais afetadas.
De acordo com o instituto, as temperaturas podem chegar a 40 °C em algumas áreas, especialmente no Noroeste de Minas, no estado do Rio de Janeiro, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e na região do sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
Em Belo Horizonte, há previsão de recorde de temperatura na sexta-feira (14). Até agora, o dia mais quente do ano foi 21 de janeiro, quando os termômetros marcaram 34,4°C. O Climatempo também alerta para a possibilidade de novos recordes em todas as capitais do Sudeste ao longo da semana.
A onda de calor ocorre quando as temperaturas permanecem acima da média por mais de dois dias consecutivos, afetando grandes áreas e representando riscos à saúde.
Proteja-se do sol e do calor: Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Use chapéus, óculos escuros e protetor solar. Diminua esforços físicos e procure locais frescos e sombreados.
Hidrate-se e tenha uma alimentação equilibrada: Aumente a ingestão de água e sucos naturais, mesmo sem sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar. Prefira refeições leves e frequentes. Crianças, idosos e doentes podem não sentir sede, então ofereça água regularmente.
Mantenha-se fresco: Passe ao menos 2 a 3 horas por dia em ambientes com ar condicionado, se possível. Tome banhos mornos para aliviar o calor e evite mudanças bruscas de temperatura.
Cuide da temperatura dentro de casa: Feche cortinas e janelas mais expostas ao sol durante o dia e abra-as à noite para ventilar o ambiente. Use roupas leves para dormir, principalmente bebês e pessoas acamadas.
Cuidados em viagens: Se estiver de carro sem ar-condicionado, mantenha as janelas levemente abertas e leve água ou sucos naturais. Sempre que possível, viaje à noite, observando as condições de segurança no trânsito. Nunca deixe crianças, idosos ou pessoas doentes dentro de veículos expostos ao sol.
Ajude quem precisa: Caso se sinta mal por causa do calor, peça ajuda a um familiar ou vizinho. Verifique o estado de saúde de pessoas idosas ou que vivem sozinhas e ofereça suporte para que se protejam.
Procure um médico se:
Mín. 17° Máx. 23°