Nos dias 14 e 29 de novembro, o município de Entre Rios de Minas será palco de uma importante iniciativa para a promoção e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, por meio de oficinas gratuitas sobre o patrimônio cultural.
As oficinas serão abertas ao público e o objetivo da roda de conversa é criar um espaço de interlocução, articulação institucional e promoção de ações educativas de valorização e preservação de dois importantes patrimônios do município: o Hospital Cassiano Campolina (HCC) e a Antiga Casa da Prefeitura, legado de Dom Oscar ao HCC.
Durante os debates será apresentado o Projeto Arquitetônico de Adequação do HCC para aprimorar a funcionalidade, segurança e confortos do pacientes e colaboradores e o Projeto de Restauro, Reforma e Adequação da Antiga Casa da Prefeitura.
As ações cumprem o acordado nos Editais de Chamada Pública 04/2024 e 05/2024 – Valorização do Patrimônio Cultural de Entre Rios de Minas, apoiado pelos recursos do FUMPAC (Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural).
As inscrições devem ser feitas clicando aqui, ou pelo telefone (31) 97130-2845 .
Um novo olhar sobre o patrimônio cultural
Todas as vezes que as pessoas se reúnem para construir e dividir conhecimentos, investigar para conhecer melhor, entender e transformar a realidade que as cercam estão realizando uma ação educativa.
Quando tudo isso é feito levando em conta algo relativo ao Patrimônio Cultural, então trata-se de Educação Patrimonial.
A Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação.
Por meio de oficinas gratuitas que visa assegurar a perenidade e funcionalidade do imóvel.
O debate fomenta e favorece a construção coletiva do conhecimento e a participação social em ações educativas
O objetivo é a articulação de parceiros para construção coletiva de um plano de trabalho integrado de atividades voltadas à preservação e valorização do patrimônio cultural no estado.
Por meio de oficinas gratuitas que visa assegurar a perenidade e funcionalidade do imóvel.
Mín. 18° Máx. 28°