Um fato a se lamentar. Entre Rios de Minas terá novamente apenas uma representante das mulheres como vereadora a partir de 2025.
Sarah Baêta Morais (União Brasil) foi a única candidata eleita neste domingo (6). Ela teve 359 votos, ficando em segundo lugar geral. Sarah tem 66 anos e essa é a primeira vez que se lança candidata.
Quase chegaram lá
A empresária Roberta Alves (PSDB) obteve 254 votos, e Larissa Rodrigues (PDT), 215 votos, não se reelegendo. Larissa ocupa atualmente uma cadeira no Legislativo Municipal.
A funcionária pública Consola da Saúde (REPUBLICANOS), obteve 179 votos, Eliane Campos (AVANTE), esposa do vice-prefeito eleito Levi Campos, 152. Já Sônia Professora (PT) terminou com 136 votos, e Elisângela da Auto Escola (PL), com 95. Clique aqui para ver a lista completa.
A importância e o papel das mulheres na política
O ambiente político ainda é um meio declaradamente misógino e machista, e as mulheres de um modo geral não se sentem confortáveis para exercer seu papel e voz nesse meio.
A população brasileira é composta por 48,3% de homens e 51,7% de mulheres, mas a proporção de mulheres na política se mostra bem abaixo do encontrado na população.
Apesar de ter havido uma aparente melhoria na representatividade feminina no legislativo nacional, ainda é muito pouco.
É de suma importância que as mulheres reconheçam o processo e sua relevância no cenário político, especialmente local. E se faz necessário também, que os eleitores reflitam e entendam essa necessidade.
Para o bem comum, mais mulheres precisam ser eleitas.
Mín. 17° Máx. 26°