A Associação dos Caminhoneiros e Amigos do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes (ACAPCV) realizará uma manifestação pacífica neste domingo, 29/9, em Congonhas.
A concentração está marcada para a Praça de Eventos, próxima ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Congonhas, a partir das 14h.
O principal motivo da manifestação é o cancelamento de contratos com as mineradoras da região que optaram por terceirizar o transporte de cargas para empresas de fora. Segundo a ACAPCV, essa decisão pode gerar um aumento significativo no desemprego entre os caminhoneiros locais.
Além disso, a associação denuncia o descaso com os trabalhadores, que, após a rescisão dos contratos, estão sendo convocados apenas para trabalhar em dias de descanso, como domingos e feriados, sem receber assistência adequada nos demais dias do mês.
A organização do movimento afirmou que uma reunião foi realizada com o prefeito de Congonhas, Antônio Cláudio de Souza, onde foram expostos os impactos econômicos e sociais da não priorização dos caminhoneiros da região. No entanto, até o momento, nenhuma medida foi tomada pelas autoridades.
Fonte: Portal Lafaieie Agora
Mín. 13° Máx. 27°