Faltando pouco mais de 20 dias para o 6 de outubro, a expectativa para as eleições municipais de 2024 em Entre Rios de Minas é alta.
O Entre Rios News verificou com alguns de seus leitores a respeito dos problemas na cidade a serem resolvidos pelo próximo Prefeito, e pôde constatar que não existe muita novidade. Continuam sempre os mesmos.
Foi possível notar que o eleitor está se informando mais a respeito de seu candidato e de seu Plano de Governo. E está cansado de ver ataques, além de fake news, não tendo isso como motivador para decidir o seu voto. Uma enquete, realizada pelo Portal em 06/09, com 3.203 votos, apresentou como resultado, que 93,82% das pessoas não tem o voto influenciado por conta de ataques a candidato em aplicativos de redes sociais. Já 6,18% dizem que sim.
Eleitor espera transparência e atitudes
Os eleitores esperam que o próximo Prefeito; seja ele Alexandre Tristão, Dr. Bruno Saldanha, Marinho da Farmácia ou Thiago 'Ted', atue com transparência nas decisões e na gestão dos recursos públicos, além de ser honesto em suas ações.
Quando o tema é saúde, o que mais incomoda a população é a demora, e a dificuldade de acesso a exames, especialistas e cirurgias. Querem um Prefeito que garanta a agilidade do sistema de saúde, que "faça as coisas andarem".
Como a paciência do eleitor está menor do que outrora, ele tende a ouvir e dar um voto de confiança a quem mostrar que tem solução para os problemas mais crônicos, enfretandos pelo município.
Os eleitores esperam que o prefeito eleito atraia investimentos, criando empregos e apoiando o comércio local.
A infraestrutura também é um grande problema do município. Quem recebeu pavimentação na frente de casa está feliz, quem vive em ruas com buracos quer "parar de comer poeira e amassar barro".
O mesmo vale para iluminação de led, estradas e saneamento básico. Quem ainda não foi contemplado, aguarda pelo serviço.
O cuidado com os bairros será um grande dilema a ser enfrentado.
Os eleitores querem que o próximo Prefeito tenha a capacidade de ser um zelador da cidade, de cuidar da manutenção, fazer revitalizações e qualificações necessárias, tendo a capacidade de ampliar as áreas de lazer e espaços para atividades esportivas.
Os grandes problemas enfrentados pelos moradores das comunidades rurais do município afetam o desenvolvimento local e sua qualidade de vida.
Querem melhorias reais nos serviços de saúde, educação e transporte, além é claro, de manutenção nas estradas e pontes.
A segurança continua sendo um tema de atenção, os eleitores desejam que o próximo Prefeito tenha maior capacidade preventiva, utilizando a tecnologia e a inteligência como ferramentas das forças policiais do município.
Quando falam de segurança, o trânsito também entra no debate, os moradores se preocupam com a fluidez das ruas, cada vez mais cheias de carros.
O desejo de melhorias na área da educação chega acompanhado do entendimento de que há sequelas, ainda da pandemia.
Está claro de que os alunos estão com lacunas no aprendizado e desejam que o próximo gestor apresente soluções.
A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável são cada vez mais valorizados pelos cidadãos.
Espera-se que o novo Prefeito promova a participação da comunidade nas decisões políticas e no planejamento de ações, através de audiências públicas e consultas, e que implemente programas que ajudem os mais vulneráveis, promovendo assim a inclusão social.
O que está em jogo é a capacidade de um candidato ter um bom plano de governo, acompanhado de um bom time para executá-lo.
E é fundamental que o Prefeito eleito para comandar a cidade de Entre Rios de Minas a partir de 2025, governe para todos, escutando as demandas da comunidade e atendendo suas expectativas.
Fotos: Blog Pelas Estradas de Minas/Portal Minas Gerais
Mín. 13° Máx. 27°