Nossa Senhora das Brotas é a Padroeira de Entre Rios de Minas e também dos criadores de gado e fazendeiros.
A tradição conta, que a Santa foi trazida pelos primeiros moradores do município e que construíram a capela em sua homenagem. Quase toda a região do Paraopeba se entregou à sua devoção.
Frei Agostinho declarou: “Escrevemos os princípios e origem da miraculosa imagem de Nossa Senhora das Brotas ou Abróteas, erva muito medicinal de que se vê povoado e coberto o sítio em que se deu princípio ao seu célebre Santuário.
Assim como esta erva medicinal que tem muitas particularidades e virtudes, Maria Santíssima não despreza este título porque ela é a medicina universal em todos os nossos males. O verdadeiro antídoto de todos os venenos”.
Início
O início do culto a Nossa Senhora das Brotas começou em Portugal, após a aparição de Nossa Senhora para um pastor. Ele alcançou uma graça e Nossa Senhora teria pedido para que os moradores edificassem uma Capela, que hoje é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, naquele país.
No início era uma humilde capela, logo a notícia foi ficando conhecida e por causa do sempre crescente número de romeiros o Santuário teve de ser aumentado.
A mais antiga imagem de Nossa Senhora das Brotas, data do século XVI, e é feita em marfim.
Festa da Padroeira em 1993
Vamos matar um pouco a saudade relembrando a Festa da, voltando ao ano de 1993.
Os queridos e ilustres Padre Geraldo Barbosa, Padre Paulinho e Diácono Marcelo celebraram a grande Missa junto das Comunidades e população, e comandaram a Procissão com a imagem de "Nossa Senhora das Brotas".
Com as presenças das bandas de música, Sociedade Musical Nossa Senhora das Brotas, de Entre Rios de Minas e União Musical Santa Cecília, de São Brás do Suaçuí, o registro é um convite ao saudosismo e nostalgia.
Essa publicação foi feita originalmente na página "Memória Entre Rios de Minas" no ano de 2023.
Fonte: Rodolfo Andrade/Memória Entre Rios - Wikipedia/Correio de Minas/Foto Gonçalves
Mín. 12° Máx. 31°