Usuários da MG 383, na altura do "Roda Velha", entre os municípios de São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas entraram em contato com o Entre Rios News relatando que animais na pista estão oferecendo grande perigo de acidente a quem transita pelo local. Eles pedem providências aos orgãos competentes, para que não venha a acontecer o pior.
Um leitor denúncia que quase atropelou um "garrote" no local, e que esse gado continua transitando nas imediações.
Dicas
Ao avistar animais na pista, a primeira atitude a se ter é reduzir a velocidade e jamais buzinar, para não assustá-los. Os animais, quando assustados, podem ter reações inesperadas e tornar o momento ainda mais imprevisível. Eles ainda podem ficar paralisados de susto, congestionando a via.
Diante de animais pequenos (cachorros, gatos ou animais silvestres), a tendência natural do motorista é frear ou desviar bruscamente, sobretudo quando está trafegando em velocidades mais altas.
É preciso ficar atento e olhar pelo retrovisor antes de qualquer manobra, a fim de se certificar de que não vem nenhum carro atrás, pois um movimento inesperado pode ser a causa de um acidente.
Nos casos de animais de grande porte, é mais seguro passar sempre por trás dos bichos que estiverem atravessados na pista, pois assim é possível diminuir a velocidade de reação do animal.
É importante também avisar os outros motoristas nesses casos. Ao passar por um animal, pisque os faróis para os veículos que vierem no sentido oposto e faça um sinal com a mão para baixo, mostrando quatro dedos. Na ‘linguagem das rodovias’, esse é o aviso de que existem animais na pista. Os dedos representam as 4 patas.
Outra dica para diminuir o risco de acidentes nesses casos é ligar para a concessionária responsável ou para a Polícia Militar no 190, que acionará a polícia rodoviária e a concessionária responsável pelo trecho.