Utilidade Pública
A Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas vem a público esclarecer sobre as recentes denúncias veiculadas na mídia a respeito da qualidade da água no bairro Castro e das constantes interrupções no abastecimento local.
Desde a última sexta-feira, 07/06, estamos acompanhando de perto a situação e cobrando a empresa responsável, a Copasa, pela normalização do abastecimento de água potável com a máxima urgência.
Na manhã de hoje, dia 11/06, o prefeito municipal interino Ronivon Alves de Souza e o gerente de obras, Edmar César Azevedo Resende, estiveram no ponto de captação de água no bairro, junto ao Encarregado de Sistema da Copasa em Entre Rios de Minas, Sr. Fúlvio Sávio Pinto. Este, por sua vez, nos informou sobre um problema de abastecimento intermitente, ocasionado no dia 07/06, devido ao aumento do consumo de água no bairro e que deixou muitas residências sem água.
Este problema, ainda segundo ele, tem sido recorrente aos finais de semana e outras datas em que há um aumento no fluxo de pessoas no bairro.
Além disso, no domingo, dia 09/06, ocorreu uma falha no sistema de relé das bombas. Segundo Fúlvio, de imediato, foram acionados os técnicos responsáveis pela parte elétrica, que procederam com a troca do equipamento no domingo, com o serviço sendo concluído aproximadamente às 17h, restabelecendo a produção normal de água.
Vale ressaltar que, aos finais de semana, a Copasa disponibiliza apenas um plantonista que fica responsável por atender 23 cidades de nossa região e que este, por vezes, fica sobrecarregado devido à alta demanda.
Sobre a turbidez da água, foi informado que, devido à constante interrupção do abastecimento, quando este é retomado, a vazão nos encanamentos é muito grande, o que faz com que a água carregue a sujeira que fica acumulada normalmente nos canos, fato que não ocorre quando a distribuição de água acontece de forma ininterrupta.
Diante do ocorrido, a Copasa tomou algumas ações paliativas, incluindo o envio de caminhões-pipa para auxiliar no reabastecimento do reservatório. Estima-se que o abastecimento será normalizado até hoje, dia 11/06, no final do dia.
Frisamos ainda que a Copasa se comprometeu a realizar obras de melhoria na captação de água no bairro, uma vez que a atual já não atende à demanda local. O bairro teve crescimento exponencial nos últimos anos, que não foi acompanhado pela Copasa.
Um novo poço para coleta de água já foi perfurado em outro local, com o objetivo de dobrar a capacidade de fornecimento de água para o bairro. No entanto, ainda faltam algumas análises sobre a qualidade da água para que o poço seja equipado e comece a operar.
O município continua cobrando a execução imediata dessas obras e outros investimentos no bairro, solicitando à Copasa maior urgência. Ressaltamos ainda que iremos acionar a Gerência Regional da Copasa, na pessoa do Sr. Alexandre Roberto da Silva, para que possa acelerar o processo de operação do novo poço artesiano e discutir outras melhorias a serem realizadas no local.
O município ressalta ainda que existe um contrato em vigor com a prestadora de serviços a longo prazo e que, se preciso, acionará os meios legais para que este seja efetivamente cumprido.
Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos.
Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas
Fonte/fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas - João Marco El Yark
Mín. 17° Máx. 23°